Como continuar amigos no meio da controvérsia

Category: , ,



Não há como evitar completamente a controvérsia entre irmãos. Reconhecendo isto, precisamos estar determinados a continuar amigos apesar de nossas diferenças. Se você e eu formos amigos, procuraremos todas as opções disponíveis para mantermos nossa amizade, mas se formos apenas conhecidos, poderemos não estar tão preocupados com isso. Na verdade, "Em todo tempo ama o amigo..." (Provérbios 17:17).

Convicções diferentes deixam-nos tensos, ameaçando nossas amizades e aumentando a possibilidade de divisão. Isto poderá levar-nos a fazer tudo o que pudermos para continuar amigos, ainda que tenhamos uma discordância. Tenho sugestões sobre como continuar amigos mesmo que divirjamos:
1. Estudem juntos os assuntos que ameaçam a união. Evitar a discussão de assuntos de discordância é apenas retardar o inevitável.
2. Evitem injúrias. Usualmente, os "rótulos" não são apreciados pelo "rotulado". Ao mesmo tempo, reconheçam a dificuldade de evitar completamente os rótulos, e determinem-se a não ficar "ofendidos" se um deles for usado em referência a sua posição.
3. Evitem generalizações amplas. Não conclua que seu amigo crê ou pratica tudo o que é defendido por aqueles com quem está ligado. Não fica bem declarar que ele engoliu o camelo só porque engoliu alguns mosquitos.
4. Evitem ridicularizar. Ninguém gosta de ser ridicularizado. Trate ao outro e suas crenças com a mesma dignidade que você espera dele para com você e suas convicções. Fale sempre gentil e respeitosamente.
5. Aceitem os bons motivos por parte daquele de quem você discordar. Ele, provavelmente, está tentando tanto quanto você agradar a Deus. Se não, deixe que Deus lide com esse problema. 

Related Posts with Thumbnails
"Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!" 1 Cor 9:16

Feed RSS

Graça renovada