Category: Bíblia , comportamento , compromisso , fidelidade , frutos , relacionamento cristão
"Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti."
Rute 1; 16-17
Para mim, esses são os versículos mais lindos em toda a Bíblia. Não é à toa que constaram no meu convite de casamento.
O compromisso é a base de qualquer relacionamento, e o livro de Rute traz o exemplo desse conceito. Depois de casada, ela assumiu o compromisso com a família e a fé do esposo - e nem a morte dele veio a desfazer essa aliança. A declaração de Rute a Noemi, relatada nos versículos acima, demonstram que seu compromisso vai além do companheirismo passageiro.
Quando o livro descreve que Rute "apegou-se" a Noemi (Rt1:14), não usa essa palavra em vão, pois descreve uma amizade mais chegada que o relacionamento entre irmãos. Essa linguagem é a mesma utilizada para retratar a fidelidade de Deus para com o povo da Aliança (Dt 10:20).¹
Uma firme base de amor com propósito definido, seguida de atos de devoção, mostrou que o compromisso de Rute não era de meras palavras.
O compromisso delimita, definitivamente, as escolhas, porque é exclusivo. A escolha de comprometer-se faz com que busquemos fazer o melhor não para nós, mas para o bem daquele compromisso.
Jesus demonstrou no Getsemani que a vontade do Pai sempre tem precedência sobre a dele. No dia seguinte ele tomou a sua cruz, demonstrando que faria a vontade do Pai, do modo como o Pai queria.
A escolha de comprometer-se é a mesma para todos os crentes - ou negamos a nós mesmos ou negamos a Jesus; ou andamos nos seus caminhos ou buscamos os nossos. O compromisso exige ação. Não é possível separá-lo da responsabilidade. Ele se estende além do nosso relacionamento com o Pai Celestial para as outras áreas da nossa vida. Ou seja, é o seu compromisso com Deus que determina seu envolvimento nos compromissos da vida, como: trabalho, estudo, amizades, casamento, família, enfim, seu nível de responsabilidade nos seus relacionamentos.
Uma pessoa compromissada é abnegada, e não se iluda: não é fácil. Não é intrínseco do ser humano colocar a vontade de outrem antes da sua, para honrar um compromisso.
O compromisso desenvolve a fé e forma o caráter. É uma disciplina espiritual. É para a vida toda, requer tempo, trabalho e determinação.
Só Deus para nos capacitar. Basta a nós permitirmos ser moldados.
__________________________________________________________________________________
¹ A Bíblia da Mulher - Editora Mundo Cristão / Sociedade Bíblica do Brasil
Compromisso, ou vc tem ou vc não tem!!
É bem simples!! Sermos imitadores de Cristo, cumprir este mandamento, requer de nós um nível de comprometimento elevado, que por Deus é dado tbm, porém ai vem outro problema: O querer! Vc quer mesmo ser Cristão?! Não vou mentir, Não é nada fácil, entretanto se vc quiser, pode ter certeza q será a primeira escolha Certa que vc fez ate hoje!!
De olho no galardão minha gnt, esta é a Fé, minha recompensa não é aqui, Viver bem é a promessa, mas o Plano é a salvação!!!
Fortíssima sua mensagem, adorei!!!
Um forte abraço,
Na Fé!
http://fernando-ms.blogspot.com/
Compromisso é para pessoas de palavras, que são constantes na fé. Aquele que é inconstante nunca é firme em suas decisões, nem mesmo diante de Deus.
http://princesas-de-deus.blogspot.com/